Para democratizar o acesso e abranger um público maior, as atividades foram realizadas em dois espaços, o Sesc e no Parque das Timbaúbas, envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos em uma verdadeira experiência multicultural. “Um dos nossos objetivos com o evento é valorizar os espaços públicos, tornando-os mais convidativos e gerando novos palcos de produção, distribuição e fruição cultural e esportiva”, destaca Ingrid Ferreira, diretora da Quitanda Soluções Criativas, uma das idealizadoras da Arena.
A solidariedade também sempre está presente nas ações do Festival Elos. A organização do evento já realizou a doação dos alimentos arrecadados, totalizando 600 quilos. A instituição beneficiada foi o Sesc, por meio do programa Mesa Brasil Sesc. Para ter direito a participar da corrida, os atletas doaram 2kg de alimentos cada um.
Entre as ações da Arena, destaque para a Feira de Negócios Criativos – Feira das Minas – que reuniu empreendimentos idealizados por mulheres, para as atividades de intervenção urbana, com futebol Freestyle, grafite, apresentação de DJ e batalha de MCS, danças e para as competições esportivas, entre elas basquete, vôlei, natação, judô, jiu-jitsu, tênis de mesa, skate e corrida, totalizando a participação de 1177 atletas.
A plateia foi ativa durante todo o evento. Torcidas e admiradores dos esportes encheram as arquibancadas ao longo do dia, como Geysla Sirlene, amante do skate. Ela afirma que eventos como o Arena é uma forma de valorizar e dar visibilidade. “O esporte vêm crescendo no município a cada dia e isso é extremamente importante. É muito gratificante ver o quanto o skate está sendo valorizado e o evento de hoje é uma prova de como as coisas mudaram por aqui. Amei!”, afirma.
Paulo Feitosa, diretor da Quitanda Soluções Criativas, agradeceu ao público, que acreditou no evento, prestigiou e ainda colaborou com a doação de alimentos. Ele agradeceu também aos profissionais envolvidos direta e indiretamente na organização e aos apoiadores. “Sem vocês não teríamos conseguido produzir um dia tão lindo como esse, um evento plural, com experiências multissensoriais que celebram uma relação afetiva entre as pessoas e os espaços públicos. Nós que fazemos a Quitanda estamos ainda mais felizes por estar comemorando nossos 15 anos com uma ação tão especial como essa”.
O evento é uma realização do Festival ELOS, da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com produção executiva da Cinco Elementos Produções, consultoria executiva da Marco Zero e apoio cultural da Fecomércio, Sesc e Prefeitura de Juazeiro do Norte, financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Ceará e apoio da Enel Distribuição Ceará.