O CTC – Centro de Tecnologias e Criatividade – já é uma realidade na cidade de Castilho (São Paulo). O espaço, que funciona dentro do CIEC e reúne tecnologia, entretenimento e conhecimento, faz parte do programa “Mercury Gerando Futuros” e vai sediar diversos cursos profissionalizantes. A iniciativa público-privada tem realização da Mercury Renew, uma empresa da Comerc Energia, em parceria com a Prefeitura Municipal de Castilho e conta com a consultoria executiva da Quitanda Soluções Criativas.
Os cursos são livres, gratuitos e qualquer pessoa pode se inscrever. Neste primeiro momento, os cursos com inscrições abertas são: agente de turismo e desenvolvimento sustentável e curso de ferramentas para mídias digitais. Enquanto isso, o curso profissionalizante em estética e beleza e o curso de informática básica aplicada ao trabalho já estão em andamento.
O Centro de Tecnologias e Criatividade é formado por Estações Criativas, que são espaços temáticos equipados com equipamentos de última geração como computadores, câmeras fotográficas e de vídeo e óculos de Realidade Virtual (VR) e contam com suporte de profissionais especializados.
O programa “Mercury Gerando Futuros” deve impactar diretamente mais de duas mil pessoas com cursos relacionados ao Turismo Sustentável, Cultura, Estética e beleza, Contabilidade, Tecnologias aplicadas ao meio rural, Informática e Mídias Digitais. 1.500 alunos, 150 professores de sete diferentes escolas da rede pública e cerca de 400 pessoas da sociedade civil formam o público alvo do programa.
Um legado para Castilho
O CTC foi inaugurado no dia 18 de abril, com a presença de autoridades educacionais e políticas, além de representantes da Mercury Renew. “São iniciativas como esta, com parceiros promissores que vislumbram o futuro por meio da Educação e do conhecimento, que garantem futuros mais esperançosos”, enfatiza Elmar Borges, diretor de projetos da Mercury Renew. “A comunidade castilhense nos dá essa abertura e a Mercury Renew se coloca à disposição para ampliar o alcance dos projetos para as salas de aula da rede pública e da sociedade como um todo”.
Para o prefeito Paulo Boaventura, a parceria é importante uma vez que deixa um legado para as próximas gerações. “Precisamos investir em conhecimento, em educação, em cultura. É nisso que precisamos focar. É isso que realmente importa. Por isso, estamos firmes nesta parceria com a Mercury, para garantir ainda mais opções aos nossos estudantes e a nossa população”, afirma.
“Não é só a entrega de um equipamento moderno, ao alcance da população e dos alunos da rede pública de ensino. É uma entrega de oportunidades, perspectivas e também um caminho para o futuro”, destaca Paulo Feitosa, diretor da Quitanda Soluções Criativas.