Com foco na profissionalização do ecossistema da música no Ceará, Plataforma Sinfonia do Amanhã abre inscrições para cursos e consultorias

São 3 cursos livres sobre Gestão de Carreira para profissionais da música, mais de 20 clínicas criativas para elaboração de portfólios, encontro com representantes da música e seminário sobre políticas públicas para circulação da música brasileira. Acesso gratuito!

A nova edição da Plataforma Sinfonia do Amanhã já tem data marcada: 19 a 30 de junho. O evento, mais uma vez, busca focar na profissionalização do ecossistema da música no Ceará, com ações voltadas para fortalecer a rede colaborativa entre projetos e instituições com atuação no campo da educação musical.

Entre as ações, destacam-se 3 cursos gratuitos sobre Gestão de Carreira, com foco em aceleração de negócios, destinados para profissionais da música residentes no Estado do Ceará. Essas atividades serão realizadas na Quitanda Soluções Criativas.

Além disso, a Plataforma Sintonia do Amanhã vai realizar mais de 20 “Clínicas Criativas”, que são consultorias para aqueles que já atuam na área da música, entre artistas e produtores, por exemplo. A atividade acontecerá das 18h às 22h, na sede da Quitanda Soluções Criativas. Na ocasião, os participantes terão a chance de aprender mais sobre como criar um portfólio e quais os caminhos para fazer parte de festivais e/ou se apresentar em equipamentos culturais. Serão 20 participantes, selecionados por meio de chamada pública. As inscrições para ambas as atividades serão divulgadas em breve no site e nas redes sociais da Plataforma Sinfonia do Amanhã.

Haverá também três residências artísticas com artistas convidados. Do Ceará, Luiza Nobel, Matheus Fazeno Rock e Lorena Nunes irão trocar ideias e experiências com três artistas de outros estados: Letícia Fialho, compositora, cantora e instrumentista natural da cidade de Brasília; Ellen Oléria, cantora, musicista, compositora e atriz também nascida em Brasília; e Jup do Bairro, de São Paulo, que em 2020 lançou o aclamado disco “Corpo Sem Juízo”, que traz, dentre outras abordagens, a sua vivência como mulher trans da periferia.

A partir dessas experiências, os artistas locais buscarão novas perspectivas para seus projetos musicais, como parcerias criativas e ampliação das experimentações sonoras. O resultado dessas trocas será apresentado em um show gratuito no dia 24 de junho, às 19h, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O acesso é livre e está sujeito à limitação do espaço

POLÍTICAS PÚBLICAS

No dia 24, das 14h às 17h30, ocorrerá o Seminário “Políticas Públicas para Circulação Nacional e Internacional da Música Brasileira”, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O encontro tem o intuito de debater mecanismos de cooperação e integração internacional, além de experiências, programas e projetos musicais desenvolvidos por artistas, produtores e gestores culturais de todo o País. O momento marca o encerramento da 2ª turma e abertura da 3ª turma do Laboratório de Gestão Cultural, curso de formação voltado aos gestores culturais.

O seminário contará com a participação de representantes do Ministério da Cultura, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, da Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN) e do Ministério das Relações Exteriores. O acesso é gratuito e está sujeito à limitação do espaço. Os participantes que desejarem receber um certificado de participação, eles podem se inscrever no link: http://eventos.uvanet.br/

Para o diretor Paulo Feitosa, a Plataforma promove a democratização do acesso à cultura e contribui para a diversidade cultural, formação da cidadania, inclusão social e melhoria da qualidade de vida. Além de criar elos, pois essa é uma das finalidades mais fundamentais da música. Não só como linguagem artística, mas como prática social, a música consegue ser esse ponto que conecta as pessoas”, destaca.

A Plataforma Sinfonia do Amanhã  é uma rede de instituições e projetos de música que se vinculam com o intuito de aprimorar e fortalecer o campo da educação musical, proporcionando a manutenção e desenvolvimento de grupos de referência como quintetos, quartetos, corais e orquestras, visando promover a música para um diversificado público a partir das apresentações realizadas pelos alunos do projeto. Nesse sentido, a iniciativa fortalece o campo do ensino devido a uma organização curricular e institucional que proporciona aos grupos artísticos das instituições que realizam apresentações, ocupando um espaço maior na cena musical.Um dos eixos da Plataforma é justamente a promoção de ações formativas, que visam fortalecer atividades de educação musical voltada aos alunos e profissionais de música.