Diretor do CINE+ participa de Festival Internacional de Cinema na Colômbia

Até a próxima segunda-feira (27), acontece o festival de cinema mais antigo da América Latina, o Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias (FICCI) , que está em sua 62ª edição e ocorre na Colômbia. Paulo Feitosa, CEO da Quitanda Soluções Criativas e diretor do CINE+, participa do evento e leva a experiência do programa que está implementando cinco salas públicas de cinema nas cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro e duas no Ceará. 

A programação do festival conta com exibições audiovisuais de vários países do mundo, conversas, debates, masterclasses e encontros com convidados internacionais e especialistas da indústria audiovisual. O diretor do CINE+, Paulo Feitosa, participa no sábado (25) da masterclass “Cine Brasilero y Colombiano: Politicas de Difusion, Acesso y Redes Públicas De Cine”.

O espaço vai mostrar experiências concretas de projetos que estão acontecendo no Brasil e na Colômbia  e que buscam democratizar o cinema em todos os setores, como cinemas móveis, salas de cinemas públicas e ações de promoção e  capacitação na área do audiovisual 

O CINE+: cultura, educação e sustentabilidade, realizado pela Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR e patrocinado pela Enel Distribuição Rio e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, é uma dessas experiências exitosas que serão mostradas no festival.

   

“Muitas cidades precisam desse equipamento para as suas estratégias de desenvolvimento e promoção da cidadania cultural O que propomos não é somente um cinema, mas um equipamento cultural mais complexo, com funções que vão além da exibição de filmes, e que está conectado com outros usos, outras possibilidades. É isso que vamos mostrar aqui no festival. O CINE+ vai impulsionar a rotina cultural de todas as cidades em que ele está sendo instalado”, explica Paulo Feitosa.

> Saiba mais: CINE+ expande sua rede e chega ao Ceará; Itapipoca, no interior cearense, recebe sala de cinema pública

Paulo Feitosa cumpre agenda no evento a partir desta sexta-feira (24), com a inauguração da mostra Afro e Indígena, na Plaza de la Proclamación. Além da masterclass no sábado, o diretor do CINE+ participa de uma outra roda de conversa no domingo (26), “Cine Brasilero Panorama y Perspectiva de Integración” , e do painel “Reflexiones sobre el sonido y la imagen en el cine de Brasil y Colombia”, na segunda (27). Paulo Feitosa ainda se reúne com produtores iberoamericanos e com autoridades de outros países para dialogar sobre o audiovisual na América Latina.

Sobre o CINE+

O CINE+ deve receber 144 mil pessoas em suas salas e oferecer 1440 sessões de cinema por ano. Além da promoção audiovisual, o espaço será um equipamento cultural para a cidade. O local deve receber apresentações de diversas manifestações culturais e ações formativas, tornando-se um cinema-escola. 

As ações formativas para a comunidade devem beneficiar diretamente 100 jovens dos 5 municípios atendidos pelo CINE+ no Rio de Janeiro (Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara e Paraty) e dois municípios do Ceará (Itapipoca e Quixadá). A ideia é que após a capacitação, esses jovens possam atuar nos equipamentos.

O CINE+ é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR com patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, consultoria executiva da Marco Zero, produção executiva da Cinco Elementos Produções e o apoio institucional das prefeituras municipais.