A terceira turma do Curso Técnico em Produção Cultural encerrou seu ciclo formativo na última sexta-feira (27), quando os alunos apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Foram 24 produtores formados, 24 projetos apresentados e defendidos em frente a uma banca formada por nomes renomados na área cultural cearense. Gyl Giffony, Ivina Passos e Lucinha Rodrigues presenciaram e avaliaram as apresentações dos trabalhos dos alunos. As apresentações aconteceram nos dias 26 e 27 de maio, na sede da Quitanda Soluções Criativas.
“Esse foi um momento muito especial para todos nós. Ver que tantos profissionais bons toparam vir aqui dividir conhecimento com a gente, fazendo com que o processo educacional fosse um caminho de duas vias é muito importante. Foi maravilhoso acompanhar esse percurso e mais magnífico ainda ver ele sendo finalizado, com êxito, agora”, destaca Ingrid Ferreira, diretora da Quitanda Soluções Criativas, realizadora dos Laboratórios Culturais.
Foram mais de 1.200 horas de capacitação, 31 formações complementares abertas ao público, 25 disciplinas ministradas e 3 eventos culturais. Todo esse empenho mostra que o Curso Técnico em Produção Cultural, em sua terceira edição, se consolidou como umas das principais formações na área em território cearense. Nesta edição, a formação aconteceu de forma híbrida, com a participação de profissionais vindos das mais diversas áreas da cultura, como música, dramaturgia teatral, dança contemporânea, dança de salão, cultura popular, cultura coreana, dentre outros.
Apresentado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Souza Cruz e Quitanda Soluções Criativas, o Laboratório de Produção – Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais é realizado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC, pelos Laboratórios Culturais e o Instituto BR, com produção da Marco Zero e produção executiva da Cinco Elementos Produções.
Sobre os Laboratórios Culturais
O Laboratório de Produção Cultural é um dos cursos técnicos realizados pelos Laboratórios Culturais, que desenvolvem também o Laboratório de Gestão Cultural e o Laboratório Criativo. São espaços de organização e qualificação onde se propõe a atender uma demanda crescente de profissionais voltados para o desenvolvimento de projetos e programas culturais existentes no Estado. A iniciativa também promove a qualificação de redes que articulam as iniciativas culturais, ampliando as condições para a produção e fruição de bens culturais, com base em princípios inclusivos, respeitando a diversidade e pluralidade da cultura.