Mais de 2 mil estudantes da rede pública de Jijoca de Jericoacoara, no Estado do Ceará, estão sendo beneficiados com as ações da 3ª edição do programa Escolas Criativas. As atividades acontecem em escolas do município, que recebem cursos de Audiovisual, Fotografia Básica e Arte-Educação. O programa também realiza uma mostra de cinema, que conta com debates após cada exibição.
Durante os meses de abril e maio, a Mostra de Cinema Escolas Criativas realiza 500 exibições de filmes em nove escolas municipais e promove 187 debates com os estudantes beneficiados. “Cada exibição é seguida de um debate, onde os alunos aprendem um pouco mais sobre diversos temas que são vistos nos filmes apresentados. Temos como exemplo a temática do meio ambiente, um assunto muito relevante para a cidade, que por ser turística, recebe milhares de visitantes e isso tem um impacto. Portanto, é necessário levar debates como esses para dentro da escola”, aponta Mardonio Barros, CEO da Quitanda Soluções Criativas e um dos diretores do programa Escolas Criativas.
O programa Escolas Criativas vem atuando no Rio de Janeiro e no Ceará realizando ações como: redesenho das metodologias de ensino e da infraestrutura das escolas, concertos didáticos, apresentações de teatro e dança, exibições de cinema e círculo de debates. O programa também realiza cursos para os estudantes. Foram ofertados três cursos nesta edição, todos na área da cultura e audiovisual, contribuindo para uma educação inovadora dentro da escola. No Ceará, o Escolas Criativas é realizado em Jijoca de Jericoacoara desde o ano de 2020.
O Escolas Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR e conta com a consultoria executiva da Marco Zero e produção executiva da Cinco Elementos Produções. Tem parceria da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado. Agradecimento: Enel.