O Festival de Cultura e Economia Criativa do Programa CRIA RJ, acontece ao longo de todo mês de março, abraçando três importantes comunidades do Rio de Janeiro: Rio das Pedras, Pavão-Pavãozinho-Cantagalo (PPG) e Jacarezinho. As ações tiveram início no último fim de semana, 18 e 19 de março, em Rio das Pedras, no ponto de cultura Cine & Rock, localizado na Praça do Pinheiro, que sedia o Espaço CRIA RJ.
No local, acontecem as ações formativas do programa, que nesses dias promoveu uma programação especial com grupos de dança de rua, ballet, capoeira, teatro, contação de histórias e muita música. Já nos dias 25 e 26, o evento chega ao Pavão-Pavãozinho-Cantagalo (PPG). Nos dias 31 de março e 1º de abril, é a vez dos artistas de Jacarezinho subirem ao palco.
“O Festival CRIA RJ vem para ser uma plataforma de visibilidade, para fortalecer a imagem dos artistas. Também é uma forma de celebrar, de ser um momento para todos nós, realizadores, patrocinadores e sociedade civil congregarmos e festejarmos todo o trabalho que foi feito até aqui”, pontua Mardonio Barros, CEO da Quitanda Soluções Criativas.
Economia Criativa em foco
O Programa CRIA RJ é uma plataforma de capacitação, aceleração de negócios em Economia Criativa e fruição artística que iniciou suas atividades em outubro de 2022, promovendo 130 ações formativas, entre cursos, oficinas e consultorias com foco na população do complexo do Jacarezinho, do Cantagalo e Rio das Pedras.
O CRIA RJ entende negócios criativos como ferramenta estratégica de desenvolvimento socioeconômico. Por isso, além da oferta de oficinas livres e deste Festival, o programa está destinando mais de R$ 300 mil para uma ação de estruturação de projetos nos três territórios populares atendidos. É a linha de fomento da Agência CRIA, que vem desenvolvendo percurso formativo para uma turma de empreendedores com consultorias, assessoria, suporte técnico e formação em gestão.
O festival acontece em cada um dos territórios em que o programa CRIA RJ funciona: Rio das Pedras, Pavão-Pavãozinho-Cantagalo (PPG) e Jacarezinho. Os artistas se apresentam nas próprias comunidades. A programação é gratuita. Além das apresentações artísticas, o público pode contar com uma feirinha de Economia Criativa.
Segundo Paulo Feitosa, CEO da Quitanda Soluções Criativas e um dos idealizadores do CRIA RJ, esse é um eixo importante na ação. “Os ativos econômicos em potencial dessas comunidades, claramente se identificam com o campo da criatividade, seja na gastronomia, nas artes, no entretenimento, mas em sua maioria estão no fluxo artístico e cultural”, explica.
Expansão
Neste mês de março, o Programa CRIA RJ está iniciando atividades de seus três eixos de ação também no município de Barra Mansa, estendendo sua atuação para atender territórios populares também fora da capital.
A iniciativa tem patrocínio da Light e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio Janeiro (SECEC), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O programa é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com consultoria executiva da Cinco Elementos e produção executiva da Marco Zero. O CRIA RJ conta, ainda, com promoção do Programa Cidade Integrada e parceria da Damatá.
A programação completa dos eventos e as informações sobre o Programa são encontradas no Instagram @programacriarj.
Serviço
Festival CRIA RJ Pavão-Pavãozinho-Cantagalo (PPG)
Data e horário: 25 e 26 (sábado e domingo), a partir das 13h
Local: Viva Rio/Hall do Elevador (Rua Alberto Campos, 12 – Ipanema)
Festival CRIA RJ Jacarezinho
Data e horário: 31/03 (sexta), a partir das 18h e 01/04 (sábado), a partir das 13h
Local: Quadra da Unidos do Jacarezinho (Av. Dom Helder Câmara, 2233, Jacarezinho)