Fórmula Elétrica CE participa do Formula E, maior competição mundial de carros elétricos

O programa Fórmula Elétrica Ceará, realizado pela Quitanda Soluções Criativas, pelo Instituto BR e pela Enel, participa do mais importante evento voltado para os amantes da velocidade, da inovação tecnológica e do desenvolvimento sustentável:  a Formula E, a maior competição de automobilismo mundial com zero emissão de carbono e que acontece pela primeira vez no Brasil.

A competição revolucionária reúne os melhores pilotos de carros elétricos e equipes do mundo para competir em um circuito de alta velocidade. O evento conta com o patrocínio oficial da Enel e discute como a sustentabilidade e tecnologia podem construir um futuro melhor para todos, com menos emissões de carbono e mais sustentabilidade.

Programa pioneiro

O Fórmula Elétrica é um programa que reúne pesquisadores, docentes, estudantes e atletas, a iniciativa privada e o poder público em torno de um desafio comum: a produção de carros de corrida movidos a energia elétrica. Na primeira etapa, estudantes de quatro universidades do Ceará e de uma universidade da Paraíba montaram quatro veículos elétricos de competição. Dois desses veículos estão expostos até sábado (25) em um estande montado no local dos eventos, o Distrito Anhembi. 

      

“Colocamos o Ceará e o Nordeste na dianteira em relação à pesquisa científica sobre mobilidade elétrica e isso é essencial para um futuro mais sustentável. Queremos ampliar esse diálogo com montadoras, empresas de energia, fornecedores de soluções, startups, governos e, claro, o consumidor final. As bases estão sendo montadas para que o Brasil seja uma potência neste setor”, revela Paulo Feitosa, CEO da Quitanda Soluções Criativas.

“O projeto Fórmula Elétrica Ceará proporcionou um rico aprendizado em mecânica e elétrica que servem para aplicações industriais e os estudantes que estão no evento vão poder compartilhar os conhecimentos e vivências que tiveram ao longo da realização do programa”, pontua Mardonio Barros, CEO da Quitanda Soluções Criativas e idealizador do programa. A comitiva cearense é formada ainda pelos estudantes Eduardo Balbino, Luana Albuquerque, Arianne Batista e Roberto Denner. 

 

                                       Foto: Marina Kumara / Quitanda Soluções Criativas

Diálogo e trocas de experiências

Nesta terça (21), Paulo Feitosa e Mardonio Barros, CEOs da Quitanda Soluções Criativas e diretores do Fórmula Elétrica CE, participaram, juntamente com Paulo Maisonnave, head da Enel X Way Brazil, do painel Future Makers, que promoveu um diálogo sobre mobilidade elétrica e pesquisa científica para um futuro mais sustentável.

Já na quinta-feira (23), os estudantes, os representantes da Enel e os diretores da Quitanda Soluções Criativas participarão de um encontro técnico com todas as escuderias  e com os organizadores da Fórmula E. Na ocasião, haverá uma troca de experiências além de um alinhamento sobre as últimas regras e protocolos da categoria, que é voltada para carros monopostos exclusivamente elétricos. No sábado (25), a comitiva cearense vai acompanhar o São Paulo ePrix, competição da  6ª rodada do Campeonato Mundial de Fórmula E, que acontece no circuito montado no Sambódromo do Anhembi.  

O painel Future Makers promoveu um diálogo sobre mobilidade elétrica e pesquisa científica para um futuro mais sustentável.

“Para mim, a importância deste evento é dar visibilidade ao projeto, tanto internamente, para motivar os alunos da instituição a aprender e expandir o projeto, quanto externamente, buscando novas ideias, oportunidades e possíveis investimentos para aprimorá-lo. Durante o evento, foi enfatizado que a Fórmula E surgiu de um protótipo semelhante ao nosso, destacando a relevância do nosso projeto e da nossa presença em espaços cada vez maiores”, revela a estudante Arianne Batista.

Tecnologia 100% brasileira 

Os veículos foram produzidos em regime de colaboração e transferência de tecnologia que compreendeu cursos, palestras, seminários e demais ações de formação e difusão de conhecimento. Além da criação dos veículos e da realização de uma competição entre eles, o projeto resultou em uma websérie de quatro capítulos, disponível no canal do Youtube da Quitanda Soluções Criativas, além de um livro com relato de todo o processo de desenvolvimento.

Movidos à energia elétrica, os veículos foram desenvolvidos com tecnologia 100% nacional. O motor, o sistema de bateria e as peças foram manufaturadas no Brasil. Os protótipos possuem estrutura de fibra de carbono, mesmo material utilizado na fabricação de pás de rotor para turbinas eólicas. Eles possuem baixo custo, tração 100% elétrica, pesam em torno de 300 kg e tem arranque de 0 km/ hora a 100 km/ hora em 3 segundos.

Na primeira etapa, participaram da montagem dos veículos estudantes, professores e pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), da Universidade de Fortaleza (Unifor), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Ceará (Unilab) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A ação contou com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte e Juventude  (Sejuv).