Danielle Nina, CEO e fundadora do Instituto de Urbanismo Ecossistêmico (LAURB), o fundador e CEO do Instituto Pensando Bem, Rutenio Florencio, e o CEO da Quitanda Soluções Criativas, Paulo Feitosa, se reuniram na última sexta-feira (6) para conversar sobre os próximos passos das intervenções urbanas que estão sendo feitas no Beco Céu, área da Favela do Inferninho, periferia de Fortaleza, que recebe as ações de regeneração urbana do programa LAB Cidades Criativas.
Até agora, já foram realizadas diversas oficinas de educação urbana e ambiental com os moradores do lugar. Com metodologias lúdicas, essas oficinas estimulam a participação dos moradores da favela do Inferninho na escolha das intervenções que serão feitas, além de fortalecer o pertencimento da população, sobretudo das crianças.
Neste momento, está sendo finalizado o censo comunitário do Inferninho, que coletou informações, por meio de um diagnóstico técnico-social que coletou, através de visitas aos moradores, informações estruturais e sociodemográficas. O documento trará dados essenciais sobre a comunidade e vai guiar a agenda de intervenções. O diagnóstico será apresentado em breve tanto para os moradores como para parceiros do programa.
Durante o encontro, foi acertado que alguns mobiliários serão feitos a partir de impressão 3D de plástico reciclável. Também foram apresentados os mockups das intervenções que serão realizadas nos próximos meses. Foi definido ainda alguns espaços que serão implementados no entorno do Beco Céu, como uma Cozinha Solidária, um hub de inovação e tecnologia e um espaço para a prática esportiva.
A entrega do diagnóstico e o início das obras devem acontecer em fevereiro de 2023. As intervenções no Beco Céu devem ser entregues à população em junho.
O LAB Cidades Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR e correalização do LAURB – Instituto de Urbanismo Ecossistêmico e Instituto Pensando Bem. Tem produção executiva da Cinco Elementos Produções, consultoria executiva da Marco Zero e apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult). Agradecimento: Enel.