Itapipoca ganhará uma sala pública de cinema e a requalificação de uma escola municipal

Itapipoca, cidade localizada a 342 quilômetros da capital cearense, será contemplada com uma sala pública de cinema. A iniciativa integra as ações do programa: cultura, educação e sustentabilidade e consiste em democratizar a arte a partir da construção de salas cinematográficas em municípios de até 250 mil habitantes.

A sala, com capacidade para 100 lugares, trará uma programação voltada para filmes autorais brasileiros ligados principalmente aos direitos humanos e à educação. Para além de exibição cinematográfica, o local será um espaço multiuso, atendendo a comunidade em ações formativas e apresentações das mais diversas linguagens artísticas, e uma área de conveniência externa, com banheiros, lanchonetes e pipoqueira.

O programa também promoverá uma capacitação técnica e artística para 10 jovens do município, que serão formados em Exibição Cinematográfica Independente. O espaço foi viabilizado para garantir o acesso de todos, com rampas, piso tátil, guarda corpo e sinalização para favorecer o livre deslocamento.

O mais novo espaço de lazer e cultura da cidade será construído na rua Dom Aureliano Matos, ao lado da Biblioteca Pública Rita Aguiar Barbosa, em frente à praça Perilo Teixeira, no Centro da Cidade. O prédio já foi sede da delegacia de Itapipoca. A previsão de entrega é outubro deste ano.

Segundo Viana Júnior, secretário executivo da Cultura de Itapipoca, o município é carente de equipamentos culturais públicos. “Somos o maior município da região do Litoral Oeste e Vale do Curu, uma das cidades mais produtivas do Ceará em se tratando de produção artística, com diversidade cultural rica, mas que, assim como a região, não dispomos de estruturas físicas onde difundir e garantir o acesso à arte e cultura para a população, inclusive as produções artísticas e culturais produzidas nos territórios. O projeto  será o primeiro equipamento cultural de difusão artística público do município, um equipamento que impactará não só no território de Itapipoca, mas em toda a região. Itapipoca é uma cidade que produz, há muitos anos, obras audiovisuais com um vasto repertório, mas por falta de equipamentos e estrutura, não é potencializado na cidade. O cinema irá suprir uma lacuna histórica e necessária na cidade e região, potencializando as produções locais, capacitando os agentes culturais e democratizado a arte e cultura no interior cearense”, enfatizou.

O CINE+  é uma realização da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e da Marco Zero, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapipoca, produção executiva da Cinco Elementos e apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Agradecimento: Enel.