LAB Cidades Criativas: programa inaugura revitalização criativa no Beco Céu nesta sexta, 27

A revitalização do espaço contou com a colaboração de vários artistas (crédito: divulgação)

Com início marcado para 16h, a Favela do Inferninho recebe nesta sexta, 27, a inauguração da revitalização urbana do Beco Céu. A ação faz parte do LAB Cidades Criativas, programa de redesign urbano realizado pela Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR, com apoio da Enel Distribuição Ceará e do Governo do Estado do Ceará. O programa tem como objetivo transformar espaços públicos para, a partir das narrativas da comunidade, promover educação ambiental, ludicidade e resgate histórico-cultural.

“O LAB Cidades Criativas é um programa de redesenho de espaços urbanos ociosos que vem transformando algumas ruas, praças e espaços pelo Brasil, e a gente fica muito feliz de fazer uma edição tão especial aqui no Beco Céu”, celebra Paulo Feitosa, fundador e CEO da Quitanda Soluções Criativas e diretor do programa LAB Cidades Criativas. O LAB Cidades Criativas promoveu uma transformação territorial com infraestrutura criativa, fazendo do Beco Céu um espaço educativo, uma grande escola a céu aberto, com a participação massiva da comunidade, um hub de inovação. 

Além da apresentação inicial da inauguração, da exposição de um vídeo mostrando todo o processo de transformação e apresentação musical, a programação do evento contará com o anúncio dos ganhadores do sorteio de 30 de geladeiras realizado pela Enel. Desde segunda-feira, 23, a empresa esteve no local recebendo inscrições dos moradores interessados em trocar suas geladeiras antigas e pouco eficientes por modelos mais modernos e econômicos, a fim de reduzir o consumo de energia e custos na conta de luz. Cada vencedor receberá no evento um vale-geladeira para realizar a troca no dia seguinte, 28, das 8h30 às 10h. 

Um Beco mais criativo e acolhedor

O Beco Céu, com mais de 500m², era um espaço abandonado na Favela do Inferninho, mas com uma grande potencialidade de transformação. O Instituto Pensando Bem já vem ressignificando o local, que hoje atende mais de 900 pessoas. Rutenio Florêncio, gestor e fundador do Instituto Pensando Bem, que nasceu e cresceu no local, fala da importância dessa revitalização: “O Beco Céu é um local de convivência que gera oportunidades. É um espaço que é um exemplo de iniciativa social que transforma a realidade de uma comunidade na favela e espero que continue transformando ainda mais a vida das pessoas daqui”, conclui.

Dentro deste plano de revitalização, este projeto ganhou ainda mais vida graças à parceria com a Acidum Project, um coletivo dedicado à arte urbana, em parceria da Tintas Suvinil, por meio do programa do LAB Cidades Criativas. | Juntos, em outubro de 2023, eles trouxeram o Festival Além da Rua para o Beco Céu, e contou com a participação de vários artistas talentosos. Além disso, o plano introduziu mobiliários urbanos multifuncionais – como bancos de diferentes modelos, mesas, hortas verticais e bicicletário – feitos com plástico 100% reciclável por meio da tecnologia de impressão 3D, pensado Instituto de Urbanismo Ecossistêmico (LAURB).

Em janeiro deste ano, o LAB Cidades Criativas também entregou para a população de Itapipoca, interior do Ceará, o Beco Cultural. A cidade tem agora mais um equipamento de cultura, lazer, educação e sustentabilidade. Já no Rio de Janeiro, desde 2022 vem realizando intervenções em Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Paraty e Maricá, cidades interioranas do estado fluminense.

O Plano de Revitalização do LAB Cidades Criativas – Beco Céu, inclui as seguintes  intervenções: aquisição da casa – Cozinha do Bem, aquisição da casa – Casa Sustentar, Revitalização do Beco e instalação de mobiliários, Caderno do Beco Céu,  Revitalização do Beco e Quebra do muro (conquista do outro lado do beco) e instalação de pórticos luminosos.

Sobre a Quitanda Soluções Criativas

Desde 2008, a Quitanda Soluções Criativas se destaca no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. A empresa vem realizando trabalhos em vários estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a Quitanda Soluções Criativas foi pioneira ao oferecer formação aos trabalhadores da cultura, com cursos técnicos e de pós-graduação com o programa Laboratórios Culturais. Ainda em seu rol de projetos transformadores, vem impactando a vidas de milhares de artistas e plateia com festivais como ELOS, Acordes do Amanhã, Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e LAB Cidades Criativas.

Sobre a Enel Distribuição Ceará

A Enel Distribuição Ceará, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 184 municípios, abrangendo 100% do território estadual, com cobertura de uma área de 149 km². A companhia possui mais de 4,2 milhões de clientes, 189 pontos de atendimento e 127 subestações em todo o estado. Atualmente a empresa possui mais de 156 mil quilômetros de rede elétrica no Ceará, distribuídos em alta, média e baixa tensão. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Sobre o Acidum Project

Formado pelos cearenses Tereza Dequinta e Robézio Marqs, o coletivo soma mais de 10 anos de trajetória artística e dezenas de murais, incluindo o Mural Festival, realizado em Montreal, no Canadá. Idealizadores do Além da Rua Festival, dedicado à arte urbana, os artistas apostam na estética surrealista, com seres obscuros, propagandas insanas, lendas urbanas, grafias desordenadas e cenários entorpecedores. Também trabalham com design, fotografia, grafite, lambe-lambe, tatuagem, stickers, estêncil e projetos audiovisuais.

Sobre o Instituto de Urbanismo Ecossistêmico (LAURB)

Organização da sociedade civil (OSC) com foco no desenvolvimento de urbanismo social, buscando a democratização efetiva das cidades nos seus mais diversos aspectos, através da realização de estudos, planos, projetos e intervenções que contribuam para territórios serem fontes de criação de valor social, ecológico e urbano sustentáveis.

Sobre o Instituto Pensando Bem

Fundado em 2020, o Instituto Pensando Bem surgiu dentro da Favela do Inferninho, no bairro Vila Velha, em Fortaleza, para promover transformação com ações de impacto social ao alcance de todos. A instituição oferece atividades e oficinas gratuitas nas áreas de Educação, Cultura, Esporte, Tecnologia e Qualificação Profissional, atendendo mais de 900 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. Em 2021, o Instituto foi acelerado pela ONG Gerando Falcões, a maior rede de organizações não governamentais do Brasil. 

Serviço

Inauguração do LAB Cidades Criativas – Beco Céu

Data e hora: 27 de setembro, às 16h.

Endereço: Beco Céu, Favela do Inferninho (Rua Pedro Sampaio, 1040 – Vila Velha, Fortaleza – CE)