A Quitanda Soluções Criativas, juntamente com a Plataforma Sinfonia do Amanhã, vai ofertar durante os dias 12 a 15 de julho, o programa de aceleração musical Clínicas Criativas, que visa dar suporte aos músicos e produtores na circulação de festivais nacionais. As ações, compostas por oficinas, palestras, consultorias, capacitações técnicas, rodada de negócios e audição, acontecerão na sede da Quitanda Soluções Criativas (Avenida Historiador Raimundo Girão, 366, Praia de Iracema, Fortaleza-CE).
O programa propõe uma imersão de quatro dias com curadores de importantes festivais nacionais e palestrantes que trazem à tona temas como música independente, estratégias de lançamento na música, processo de criação e pré-produção e curadoria de novos trabalhos. A iniciativa prevê ainda oficinas para elaboração de portfólio artístico digital e preparação para pitching em feiras e festivais de música.
Ao final, os selecionados participarão de uma audição para integrar o line-up de quatro importantes festivais nacionais. “A ideia é investir na qualificação profissional desses artistas cearenses, promover uma imersão total no mundo da música, para que eles possam desenvolver suas carreiras Brasil afora”, explica Paulo Feitosa, CEO da Quitanda Soluções Criativas e curador do Festival Elos.
Ao todo, 20 artistas ou grupos do estado do Ceará serão contemplados com as ações das Clínicas Criativas. Os participantes poderão ser convidados pelos curadores, bem como serão selecionados por inscrição via Google Forms, no seguinte link: https://bit.ly/clinicascriativas, até domingo (09). Para participar, os artistas e bandas devem ter realizado três ou mais shows no estado do Ceará, apresentar pelo menos um trabalho já publicado nos formatos de single, EP ou álbum e ter dois ou mais anos de carreira na música.
Os selecionados terão palestras e tutorias com importantes agentes do ecossistema da música brasileira, como Raina Biriba (Afropunk), Ciça Pereira (Afrotrampos), João Cabral (Novos Encontros), Pedro Barreira (MADA), Jairo Malta (Psica Festival), Helena Barbosa (Maloca Dragão) e Jamerson Lima (Coquetel Molotov).
Para consultorias e debates, a programação contará com nomes como Marina Morena, João Cabral, Rosa Neon e Denor Souza, produtor da banda Selvagens à Procura de Lei e do músico Mateus Fazeno Rock.
Músicos cearenses em circulação pelo Brasil
Participar de um festival de renome nacional pode ser uma grande oportunidade para impulsionar a carreira musical de um artista. Frente a frente com curadores, agentes, produtores e articulares do ecossistema da música de diversas regiões do País, os participantes terão a oportunidade de trocar conhecimento e fortalecer o networking. Para além da rede de contatos, os selecionados que participarem das Clínicas Criativas terão a oportunidade de integrar o line-up de quatro importantes festivais.
Durante o processo de aceleração, os artistas e bandas irão elaborar um portfólio artístico digital, desenvolverão técnicas de pitching e participação de uma audição para compor a programação dos festivais representados pelos curadores-tutores no ano de 2024.
Programação
12/07 (quarta-feira)
18h – 19h | Apresentação da proposta do programa, dos palestrantes e artistas selecionados.
19h – 20h | Debate “Um olhar sobre a música no Ceará: a atual situação do mercado da música independente pelos próprios artistas”
20h30 – 22h | Palestra “Estratégias de lançamento na Música”, com João Cabral Akerman
13/07 (quinta-feira)
18h – 19h30 | Palestra “Como se preparar para o Pitch em feiras e festivais de música”, com Ciça Pereira
19h45 – 20h45 | Apresentação de material para avaliação dos curadores e apontamentos para estratégia do pitch dos participantes
21h – 22h | “Análise de Cases: um olhar sobre o processo de criação e pré-produção de lançamentos de sucesso”, com João Cabral (Rosa Neon), Denor Souza (Selvagens à Procura de Lei e Mateus Fazeno Rock) e Ciça Pereira (Luedji Luna)
14/07 (sexta-feira)
18h – 19h | Palestra “Quais as expectativas de um curador em relação ao trabalho de novos artistas?”, com Raína Biriba
19h30 – 20h30 | Oficina “Montando apresentação / portfólio artístico para festivais e marcas”, com Pedro Barreira e Marina Morena
20h30 – 21h | Debate “Desmitificando a curadoria de festivais”, com Raína Biriba (Afropunk), Pedro Barreira (Festival MADA) e Helena Barbosa (Maloca Dragão)
15/07 (sábado)
10h – 12h30 | 14h – 16h20 |Pitching
17h – 18h | Audição
Serviço
Clínicas Criativas
Quando? 12 a 15 de julho
Onde? Quitanda Soluções Criativas (Avenida Historiador Raimundo Girão, 366, Praia de Iracema, Fortaleza-CE)
Inscrições pelo link: https://bit.ly/clinicascriativas