LABORATÓRIOS CULTURAIS
Produção, gestão e pesquisa compõem o tripé basilar do programa Laboratórios Culturais, iniciativa que propõe um modo de repensar e reinventar a gestão, a produção, a fruição e difusão da cultura. Compartimentado em três eixos – Laboratório de Produção Cultural, Laboratório de Gestão Cultural e Laboratório Criativo – oferece, respectivamente, um curso técnico de Produção Cultural, uma pós-graduação em Gestão Cultural e ferramentas para aceleração de negócios criativos.
CRIA RJ
O Cria RJ nasce para incentivar a formação e especialização dos agentes culturais e da população em geral nas mais diversas linguagens artísticas. O programa busca contribuir massivamente com o desenvolvimento e manutenção da cadeia produtiva das artes, através da criação de oportunidades produtivas e de geração de renda para diferentes segmentos da cadeia em três territórios populares: Complexo do Jacarezinho, Muzema e Cantagalo. O Cria RJ movimenta três linhas de ação, que concentram diversas atividades e que se integram na perspectiva da formação, aceleração e fruição de negócios criativos, sendo elas: Cria Apresenta, Agência Cria e Cria Conhecimento.
PLATAFORMA SINFONIA DO AMANHÃ
A Plataforma Sinfonia do Amanhã constitui uma rede de instituições e projetos de música que atuam no campo da educação musical. Através da troca de experiências e saberes entre instituições e iniciativas de outros estados brasileiros, torna-se possível criar agendas comuns e promover complementações artísticas que potencializam as atividades dos grupos e seus desdobramentos socioculturais. Pensando como uma ferramenta de gestão, a Plataforma permite aos grupos que a integram aprimorar seus mecanismos gerenciais para a construção e consolidação de metas, possibilitando, então, a sustentabilidade dos projetos, a qualificação profissional, pedagógica e comunicacional dos envolvidos baseando suas ações em três eixos: Articulação, Formação e Difusão.
ELOS
Promover ações que transformam o mundo com ênfase na cultura e no esporte é o lema do festival multicultural ELOS. Em três edições, ele busca fomentar a divulgação e o acesso de diversas modalidades esportivas e linguagens artísticas, destacando as atividades como geradoras de transformação social. No entrecruzar de aspectos culturais, esportivos, sociais e tecnológicos entendidos como multiplicadores sociais, constituiu-se a programação shows, apresentações de teatro, danças urbanas, exposições e palestras temáticas, além de treinos, exibições, mostras, competições, corridas e campeonatos. Uma feira de inovação social e negócios criativos, que une projetos sociais culturais, esportivos e de tecnologia da cidade contempla projetos atuantes no Ceará a fim de destacar os resultados e impactos dessas instituições sociais.
ACORDES DO AMANHÃ
Uma celebração entre a arte e a cidade, levando música a praças, feiras livres, terminais de ônibus, linhas de metrô, escolas e hospitais. É o que promove o Acordes do Amanhã – Festival Itinerante de Música. A iniciativa surge como um convite a permitir-se frear o passo e buscar outras interpretações possíveis para o mundo ao redor. É um manifesto a favor do encontro, pois a música junta pessoas, provoca sentimentos e instiga reflexões. O festival já inseriu a música no cotidiano de milhares de pessoas do Ceará e do Rio de Janeiro, desde seu surgimento, em 2017. Ao longo de cinco edições, 2.372 artistas participaram de 664 apresentações musicais. O Acordes do Amanhã já atingiu um público estimado de 644 mil pessoas, passando por mais de 40 cidades de 4 estados, mostrando seu caráter itinerante.
REDE DE DANÇA
A Rede de Dança do Ceará é um programa voltado para a formação, a criação e a difusão em dança envolvendo grupos, instituições, artistas e agentes culturais atuantes no segmento. São realizados cursos básicos e aperfeiçoamento em dança e espetáculos, de livre acesso para toda a comunidade. Com o objetivo de levar ações voltadas para a integração e aperfeiçoamento de artistas e aprendizes atendidos pela rede, a sua atuação tem foco nas cidades de Itapajé, Quixadá, Tabuleiro do Norte e Trairi. A busca por uma formação humana e educacional une os integrantes da Rede em seu comprometimento com suas comunidades. A Rede de Dança do Ceará é, portanto, uma ferramenta importante de incentivo para futuros jovens e adultos conscientes, ativos, socialmente envolvidos e inseridos no mercado artístico e de trabalho.
GIRO DAS ARTES
O Giro das Artes propõe uma simbólica volta ao mundo: uma temporada de espetáculos e ações formativas realizadas em Fortaleza com artistas oriundos de outros países. O intercâmbio cultural experienciado pelo público também é expandido por meio da realização de residências artísticas. Selecionados mediante convocatórias, dois grupos de artistas locais participam de cada formação, acessando desta forma uma pequena, porém significativa, parcela dos saberes, costumes e demais atributos culturais de que dispõem os artistas visitantes. Desde o processo de pré-produção, o Giro das Artes aproxima gestores culturais destes territórios, gerando vínculos que ultrapassam a realização exitosa do evento e possibilitem outras profícuas parcerias.
COMERC RENEW GERANDO FUTUROS
Comerc Renew Gerando Futuros é um programa de investimento privado da Comer Renew que surge para cooperar com o desenvolvimento local e a valorização dos aspectos sociais, econômicos e ambientais por meio da educação. O programa promove uma série de experiências e metodologias que garantem a continuidade da formação e difusão de conhecimentos. A iniciativa possui dois eixos: Educação Para o Futuro, que disponibiliza ferramentas de ensino e aprendizagem e contribui com a atuação cidadã de alunos e Criando Riquezas, que promove o desenvolvimento territorial sustentável, por meio da difusão de conhecimentos e da formação profissional técnica, refletindo nas diversas localidades onde atua.
ESCOLAS CRIATIVAS
Centrado na tríade Cultura-Educação-Sustentabilidade que surgiu o Escolas Criativas, projeto voltado para alunos com idade entre 7 e 12 anos, das escolas municipais de ensino fundamental em cidades do Ceará e do Estado do Rio de Janeiro. Pensando esse cenário multidimensional, o projeto surge como uma plataforma que possibilita o entrecruzamento da cultura, educação e sustentabilidade através de uma interação entre os processos culturais e educacionais por meio de ações de acesso, difusão, formação e pesquisa. Esses três eixos configuram a base metodológica do projeto, estimulando a conexão das crianças e jovens com as temáticas culturais a partir de mostras artísticas, pesquisa, informação, produção de ideias, formação e interatividade.
FÓRMULA ELÉTRICA
A iniciativa agrupa pesquisadores, docentes, estudantes, poder público e privado visando à elaboração de protótipos de automóveis com cerca de 300 kg e arranque de 0 km/h a 100 km/h em 3 segundos. O projeto integra o conceito de Fórmula SAE (Society of Autonomite Engineers), modalidade de competição internacional na qual estudantes de graduação e pós-graduação das engenharias (especialmente Elétrica e Mecânica) constroem veículos do tipo fórmula. O projeto tem dois eixos centrais: a formação de alunos e o compartilhamento da tecnologia para desenvolvimento dos protótipos automotivos e a realização da competição de Fórmula Elétrica. Na primeira edição, quatro universidades cearenses se reuniram para desenvolver carros de corrida a energia elétrica por meio do projeto Fórmula Elétrica Ceará.
CINE+
O CINE+ é uma iniciativa que consiste em democratizar a arte a partir da construção de salas cinematográficas em municípios de até 250 mil habitantes. Cada um destes municípios receberá uma sala de cinema: Itaocara, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Cabo Frio e Paraty (Rio de Janeiro) e Itapipoca (Ceará). As salas de cinema terão programação voltada para filmes autorais brasileiros ligados principalmente aos Direitos Humanos e à educação. Os locais também poderão ser usados como espaços multiuso, atendendo a comunidade em ações formativas e sendo um local para receber apresentações das mais diversas linguagens artísticas. Todas as salas promoverão pelo menos 1440 sessões de cinema por ano e, para além das exibições, o programa promoverá uma capacitação técnica e artística para jovens exibidores.
LAB CIDADES CRIATIVAS
Seis cidades do Estado do Rio de Janeiro e uma do Ceará foram contempladas pela primeira edição do programa: Fortaleza, São João da Barra, Macaé, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Casimiro de Abreu e Rio Bonito. O programa promove ações de regeneração urbana e ocupação cultural em praças públicas. Essa reestruturação dos espaços é feita com técnicas de urbanismo tático — em que a população local é protagonista do processo de reapropriação do espaço urbano —, e Retrofit, um tipo de modernização espacial realizada no espaço sem retirar seus elementos originais históricos e arquitetônicos. Os impactos dessas transformações incluem uma dinâmica social que valoriza as territorialidades, a inteligência coletiva e uma melhor qualidade de vida, segurança e bem-estar da comunidade e seu entorno.
SONHOS DA JUVENTUDE
A plataforma Sonhos da Juventude oferece cursos livres de curta duração e ferramentas úteis para os jovens que vivem nas periferias do estado do Rio de Janeiro. O projeto visa promover o engajamento social, e a elaboração de um espaço de reflexão que mobilize atores diversos para pensarem as questões da juventude. Os cursos foram pensados em três eixos que compõem um percurso formativo: Aspectos da produção cultural e economia criativa; Protagonismo juvenil e Participação social e empreendedorismo social.
ARTE URGENTE
A iniciativa fortalece e potencializa agentes envolvidos na economia da cultura por meio de ações de formação e qualificação. A Plataforma Arte Urgente conta com ações distribuídas em quatro linhas de ação: Ateliês de Criação, com cursos de formação artística e técnica; Janelas Formativas, com cursos livres abertos ao público geral; Agência de Futuros, com formação e assessoria para artistas e empreendedores da Cultura; e Coleção de Saberes, voltado para publicação de pesquisas. A iniciativa fomenta oportunidades produtivas e de geração de renda para quem atua no setor cultural, de modo a contribuir no enfrentamento dos desafios que a pandemia do covid-19 impôs ao setor.
BELEZA CIDADÃ
O Programa Beleza Cidadã – Enel Compartilha Empreendedorismo oferta de forma gratuita cursos profissionalizantes de curta duração nas áreas de manicure e pedicure, cabeleireiro, maquiagem, barbeiro e escovista e penteado básico. As ações contribuem no processo de desenvolvimento local e retomada econômica pós-pandemia com o foco na geração de trabalho e renda para o enfrentamento da pobreza e promoção da inclusão social em grupos que se encontram em condições socioeconômicas desfavoráveis.