Laboratório de Produção Cultural realiza cerimônia de entrega de diplomas

Nesta sexta-feira, 03, o programa Laboratórios Culturais realiza a entrega dos diplomas da 3º turma do Laboratório de Produção Cultural. Nesta edição, o Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais formou 24 produtores culturais. Devido a pandemia do covid 19, pela primeira vez, o curso ocorreu de forma remota. A implementação do ensino à distância foi pensada para garantir e promover a segurança dos alunos e professores.

O Laboratórios Culturais é um programa formativo apresentado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o Laboratório de Produção – Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais é realizado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC, pelos Laboratórios Culturais, pela Quitanda Soluções Criativas e o Instituto BR, produção da Marco Zero e produção executiva da Cinco Elementos Produções.

Compreendendo a centralidade da realização de um curso técnico no âmbito da produção cultural para o Estado, o Laboratório efetivou uma parceria com o Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC, dando mais consistência ao trabalho formativo previsto no projeto e ações fundamentais para o alcance dos objetivos do Curso. 

Para a solenidade de entrega dos diplomas, participaram Vanessa Lima, diretora pedagógica do CENTEC; Albeniza Noronha, diretora de ensino; e Lenise Vasconcelos, secretária acadêmica do CENTEC. Ingrid Ferreira, diretora dos Laboratórios Culturais e CEO da Quitanda Soluções Criativas, e Yasmin Ferreira, produtora do Laboratórios Culturais também estiveram presentes na solenidade.

Maria Tesllyn, 26 anos, é uma das alunas que concluíram com sucesso o Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais.

Para Maria Tesllyn, o diploma de produtora cultural é a grande oportunidade da sua vida. “Apesar de só agora, aos 26 anos, as portas do mercado de trabalho estarem se abrindo pra mim, eu estou muito esperançosa, muito alegre, que apesar da demora, eu sei que as oportunidades estão bem ali e que um novo caminho vai ser traçado”, relatou a aluna do curso.

Iniciado em maio de 2021, a formação foi realizada ao longo de 12 meses, com uma carga horária de 1.060h/a, distribuídas em disciplinas obrigatórias, estágio, e trabalho de conclusão de curso. Além disso, compõem a formação complementar 140h/a de oficinas atreladas à prática profissional cotidiana dos produtores, contemplando elaboração de projetos culturais, circulação, difusão e outros aspectos. 

O Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais formou 24 produtores culturais.

Pioneirismo na formação cultural no Ceará

O Laboratório de Produção Cultural: Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais surgiu com o objetivo de oferecer uma formação técnica gratuita para produtores culturais do estado do Ceará. O curso é pioneiro na formação de produtores culturais no Estado. Desde 2013, ano de lançamento, o curso alcançou e beneficiou mais de 4 mil pessoas nas duas primeiras edições.

Dessa forma, o Laboratório de Produção Cultural existe há quase 10 anos acreditando que a qualificação de produtores culturais se configura como importante ferramenta estratégica de desenvolvimento da produção cultural e democratização do acesso à cultura no Ceará, contribuindo diretamente para a melhoria da cadeia produtiva e ampliação de profissionais atuantes na área, beneficiando diversos setores da sociedade, direta e indiretamente.